Amanhã de histórias: Um planeta água chamado Terra | Museu do Amanhã

Amanhã de histórias: Um planeta água chamado Terra

Educativo
Início: 
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Término: 
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Local:
Belvedere - Museu do Amanhã
Horário:
ter 10h30-12h

ATENÇÃO: Devido à alta de casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, esta atividade foi adiada. Uma nova data para sua realização será informada em breve.

A equipe de educação do Museu do Amanhã, em alusão ao Dia da Baía de Guanabara, traz uma discussão sobre a origem da água e sua importância para a vida no planeta a partir de uma contação de histórias baseada na obra Livros das Águas: Índios do Xingu, da editora Instituto Socioambiental.

A obra é uma referência para discutir o valor dos recursos hídricos para o equilíbrio e a saúde de nosso planeta a partir da visão de vários professores indígenas xinguanos, além de denunciar os impactos ambientais que afetam as nascentes e afluentes formadores do Rio Xingu. Neste encontro vamos apresentar a história da origem da água segundo o povo Panará.

Inicialmente, será apresentado um instrumento típico do norte do Brasil, que recebeu influência indígena e africana, chamado curimbó, nome que se assemelha ao nome da dança, carimbó. Através de sons, palavras e ações vamos juntos nos transportar para o tempo de nossos ancestrais para revalorizar um dos principais elementos da vida: a água.

Este encontro é focado, preferencialmente, para crianças acompanhadas de seus responsáveis. Após a contação de histórias, todos os participantes serão convidados a conhecer a exposição temporária Fruturos - Tempos amazônicos, na qual terão oportunidade de relacionar o aprendizado adquirido com os desafios da Amazônia, reconhecendo a relevância das florestas e da biodiversidade para a manutenção do ciclo da água.
 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

 ​

 ​

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.