Agende sua visita mediada
Como funcionam?
As Visitas Mediadas são presenciais, realizadas em nossas exposições pelo educativo do museu e têm duração de até 2h para grupos entre 15 a 20 pessoas.
Confira os horários disponíveis e agende sua visita mediada
Grupos de Educação para Jovens e Adultos (EJA) entrar em contato com visitas@museudoamanha.org.br para maiores informações sobre horários de visita.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Como me preparar para uma visita?
Prepare-se para uma visita mais acolhedora ao Museu! Como forma de democratização do acesso a espaços culturais, o Museu do Amanhã estreia as Narrativas Descritivas e Visuais para facilitar o planejamento da visita, mostrando desde os espaços e as equipes até o mapa sensorial, com informações sobre luz, som e movimento! Além disso, a partir desta data, o Museu irá disponibilizar kits de autorregulação sensorial com brinquedos antiestresse, abafadores, óculos escuros e muito mais, para garantir conforto para pessoas neurodivergentes ou com algum tipo de hipersensibilidade.
Obs.: Os kits podem ser retirados e devolvidos na bilheteria, sujeitos a disponibilidade.
-
Acesse a narrativa descritiva e visual das Visitas Espontâneas (tradução em libras abaixo)
-
Acesse também a narrativa descritiva e visual das Visitas Cognitivas-Sensoriais
Visitas propostas pelo Educativo do Museu do Amanhã
COGNITIVAS-SENSORIAIS
Com objetos mediadores, são propostas outras formas de experimentação cognitiva e sensorial dos conteúdos apresentados na exposição de longa duração do Museu, considerando outras maneiras de vivenciar seu conteúdo. Junto a pessoas com outros níveis cognitivos e sensoriais, essa visita amplia o acesso a públicos como: pessoas com deficiência visual, autistas e outros. Aqui, as sonoridades da exposição são adaptadas às especificidades do público em questão e são realizadas em um horário alternativo de funcionamento do Museu.
MUSEU NA RUA
Explorando os eixos curatoriais Sustentabilidade e Convivência, essa modalidade proporciona visitas mediadas pelas ruas vizinhas ao Museu. Ao perceber a rua como um museu e o museu como espaço de expansão, a experiência busca reconhecer histórias além da estrutura arquitetônica única, envolvendo a ocupação, percepção e ressignificação da cidade. Isso amplia a perspectiva de compreensão sobre quem somos, explorando diversas perspectivas da história através do território da Pequena África e da biodiversidade na Baía de Guanabara.
IMERSÃO
Compreendida como uma proposição mediada, as imersões surgem como uma proposta educativa que visa aprofundar a conexão dos públicos com os conteúdos apresentados pelo Museu. Esta experiência transcende a mera observação, te convidando a mergulhar de maneira envolvente nas narrativas museais através de uma curadoria que irá incentivar um rico diálogo e trocas de ideias ao longo do percurso.
TRILHAS DE CONEXÃO (ENCONTROS FORMATIVOS COM PROFESSORES)
São percursos formativos para professores a partir das temáticas dialógicas aos eixos curatoriais do Museu, com agendamento de visitas e com seus grupos de estudantes.