Dia da Amazônia | Museu do Amanhã

Dia da Amazônia

segunda, 05 de setembro de 2022
domingo, 11 de setembro de 2022

O Dia da Amazônia, em 5 de setembro, terá uma celebração especial no Museu do Amanhã, que vem reforçando a importância do tema em sua programação ao longo de todo o ano de 2022. Excepcionalmente na próxima segunda estaremos de portas abertas e seguiremos em funcionamento diário até domingo, dia 11.

Além da exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, em cartaz até janeiro de 2023, a agenda contará com ações propositivas e uma apresentação musical com artistas indígenas. Serão atividades para todos os públicos com o objetivo de alertar para a importância da floresta.

Os encontros vão trazer conceitos sobre sustentabilidade e inovações ancestrais sobre a agrofloresta e formas de relação com a biodiversidade, compreendendo a grande extensão florestal como ponto de partida.

Confira a programação completa!

Horta do Amanhã: Dia da Amazônia

Local: Terreiro e Horta do Amanhã
Horário: das 15h às 17h
Descrição: realizada pelo Museu do Amanhã em parceria com a Carpe, a "Horta do Amanhã: Dia da Amazônia" é uma oficina gratuita e formativa em horta urbana a partir dos princípios agroflorestais. Assim, a Horta do Amanhã se tornará um instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre os modos de produção e consumo e acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Encontro Mi Mawai

Data:
Local: Átrio
Horário: 17h
Descrição: no Dia da Amazônia, o Encontro Mi Mawai terá a parceria do músico multi-instrumentista Ian Wapichana e Yaku Runa Simi, em um espetáculo musical. Ian Wapichana trará uma mistura de linguagens musicais que vão do rap às flautas, passando pelo eletrônico. Na exploração da sinergia através do encontro musical, é a primeira vez que iremos fazer um Encontro Mi Mawai 100% originário.

Sem necessidade de inscrição. Basta comprar seu ingresso e visitar.

Exposição Amazônia, de Sebastião Salgado

Data:
 de terça a domingo, até janeiro de 2023
Local: sala de exposições temporárias
Horário: acompanha o horário de funcionamento do Museu (10h às 18h - última entrada às 17h)
Descrição: o público poderá conferir 194 fotografias de tirar o fôlego que são fruto da imersão de sete anos do fotógrafo Sebastião Salgado e de Lélia Wanick Salgado na Amazônia.

Sem necessidade de inscrição. Basta comprar seu ingresso e visitar.

PL Amazônia de Pé

Local: Átrio (Museu do Amanhã)
Horário: acompanha o horário de funcionamento do Museu (10h às 18h - última entrada às 17h)
Descrição: o Museu do Amanhã disponibilizará para a assinatura dos visitantes interessados o abaixo-assinado do Projeto de Lei Amazônia de Pé, que tem o objetivo de promover a proteção de todas as florestas públicas na Amazônia legal. Isso será realizado a partir da ampliação e da demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas, territórios de pequenos produtores extrativistas e novas Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade