O que vamos comer amanhã? | Museu do Amanhã

O que vamos comer amanhã?

O que vamos comer amanhã? / Museu do Amanhã
sábado, 15 de outubro de 2016
sábado, 15 de outubro de 2016
Jardins do Museu e Auditório
sab 10h-18h

É possível modificar a relação do homem com o alimento para não sobrecarregar a natureza? Como saber se os alimentos consumidos todos os dias não têm agrotóxicos demais? Para marcar o Dia Mundial da Nutrição (16) e incentivar o debate sobre a alimentação saudável e sustentável, o Museu do Amanhã e Comida do Amanhã realizam “O que vamos comer amanhã?” dia 15, a partir das 10h. A programação inclui o seminário “SemeáRio”, a feira “Banquete, encontros no jardim” e ainda atividades para crianças e adultos com o “Alimentando Amanhãs”.

O SemeáRio, trará ao auditório do Museu 13 palestrantes que apresentarão uma série de temas que vão desde a origem até o empoderamento através da comida, passando por pautas como alimentação infantil, desperdício de alimentos ou ainda compostagem orgânica. Clique aqui e veja a programação completa do Semeário.

Caso não possa participar, clique aqui para acompanhar a transmissão ao vivo do evento.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

Feira promoverá a convivência na área externa

Considerando os museus como lugares de encontro, e a partir do eixo ético da convivência – conviver do Museu do Amanhã, acontecerá dia 15, de 10h às 18h no jardim do Museu do Amanhã a feira “Banquete, encontros no jardim”. Serão montadas 40 barracas da rede Rio Alimentação Sustentável, com presença de produtores da agricultura familiar e orgânica, a feira no jardim do Museu do Amanhã ainda contará com mais 16 barracas de culinária e 11 de artesanato dos seguintes parceiros: Sabores do Porto, feira realizada periodicamente na Praça Mauá; Refugiados apoiados pela Cáritas, onde as pessoas em situação de refúgio terão a oportunidade de apresentar seu artesanato e culinária típicos dos países de origem; Maré de Sabores, que representará a iniciativa da comunidade da Maré.

Alimentando Amanhãs

O que vamos comer amanhã, de onde vem essa comida e para onde ela vai? Com a proposta de pensar juntos sobre esses questionamentos, a equipe de Educação do Museu do Amanhã realizará atividades nos dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo), a partir das 10h para descobrir, reconectar e encantar crianças e adultos com a comida, bem como integrar as experiências de alimentar o corpo e nutrir os sentidos.

A programação contará ao longo dos dois dias com “Oficina de Sabores com o Alimentamente”,  onde as crianças aprenderão a preparar e saborear alimentos veganos, utilizando ingredientes orgânicos e frescos; “Trilhar os amanhã do que comemos”, visitas mediadas pelos educadores da instituição; “Conversas em Roda”, com a participação da autora de livros infantis Mariane Lino e a apresentadora Gabriela Kapim; palestra “Da geladeira à Lancheira” com Mayra Abbondanza, engenheira de alimentos e cozinheira;

Serviço:

O que vamos comer amanhã?” – “SemeáRio”

Data: 15/10 (sábado)

Horário: 14h00 às 18h

“Banquete, encontros no jardim”

Data: 15 (sábado)

“Alimentando Amanhãs”

Data: 15 e 16/10 (sábado e domingo)

Promoção Comida do Amanhã e Museu do Amanhã

Parceria: WWF, Conservação Internacional, Rio Alimentação Sustentável, Clube Orgânico Apoio institucional: Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Instituto Akatu, Instituto Alana, Centro Rio +, Embrapa, Reffetorio Gastromotiva, Palestrantes: Conservação Internacional, Rio Alimentação Sustentável, Junta Local, Clube Orgânico, Ciclo Orgânico, Reffetorio Gastromotiva, Embrapa Agrobiologia, Centro Amazônia, Mayra Abbondanza, Alimentamente, Maré de Sabores, Cáritas, e Sabores do Porto.