A Humanidade na Lua
No dia em que se comemora 50 anos da chegada da Apollo 11 à Lua, o Museu do Amanhã, em parceria com a GloboNews e o Planetário do Rio, promove a exibição de dois episódios da série produzida para o programa #SemFronteiras: 50 anos do homem na Lua. Um, inédito, fala da exploração espacial em Marte, consequência da chegada do homem ao espaço.
- Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página.
- Para visitar nossas exposições, compre aqui seu ingresso para o Museu do Amanhã
Em seguida, há um debate com Lucas Fonseca, mestre em engenharia de sistemas espaciais pelo Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, na França. Também participará da conversa Gustavo F. Porto de Mello, professor de Astronomia do Observatório do Valongo, da UFRJ, membro da Sociedade Astronômica Brasileira e sócio-fundador da Associação Brasileira de Astrobiologia.
Será exibido no mesmo dia, o primeiro episódio da série realizada pela GloboNews, com informações sobre a exploração à Lua, em 1969.
Lucas Fonseca é mestre em engenharia de sistemas espaciais pelo Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, em Toulouse-França.
Considerado como um dos 35 jovens abaixo de 35 anos que estão revolucionando a relação da humanidade com o espaço, é pioneiro na divulgação do empreendedorismo espacial no Brasil. Trabalhou na missão Rosetta, sendo o único brasileiro a participar do inédito pouso de uma sonda em um cometa.Atualmente é Diretor da Missão Garatéa, tentativa brasileira de enviar uma sonda para lua e propagar programas educacionais baseados no acesso ao espaço, tendo impactado mais de 8000 alunos até a presente data. Empreendedor espacial, é fundador e CEO da Airvantis, empresa que facilita o acesso de experimentos à Estação Espacial Internacional, e co-fundador e CSO da Celestial Data, empresa que comercializa dados científicos produzidos na microgravidade.
*prêmio concedido pelo Instituto Internacional de Comércio Espacial
Gustavo F. Porto de Mello - Professor de Astronomia do Observatório do Valongo da UFRJ, Sócio da Sociedade Astronômica Brasileira e Sócio fundador da Associação Brasileira de Astrobiologia. Foi pesquisador visitante do European Southern Observatory, Chile, em 2000, e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, Espanha, em 2008. Participou da Comissão de Programas do Laboratório Nacional de Astrofísica e do Telescópio SOAR. Membro do Conselho Técnico Científico do Laboratório Nacional de Astrofísica. Atua em Astrofísica, nas áreas Estelar, Exoplanetas e Galáctica. Seus temas de pesquisa envolvem a determinação da composição química estelar, a evolução química e a estrutura da Galáxia, estrelas quimicamente peculiares, atividade cromosférica estelar, planetas extra-solares e a astrobiologia.
Ainda na programação, o coral “Uma só voz”, fará uma apresentação cantando músicas que fazem referência à LUA.