Clube da Horta: Retomada Terra Indígena
ATENÇÃO: Devido à alta de casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, esta atividade foi adiada. Uma nova data para sua realização será informada em breve.
CONVIDADOS
- Niara do Sol é indígena Fulni-ô e Kariri Xocó e dá cursos e palestras em que apresenta sua sabedoria da natureza e práticas terapêuticas, a partir dos conhecimentos de seus antepassados e de outras etnias com que conviveu. Niara criou hortas no Rio, em locais como o Museu de Arte do Rio e o Morro de São Carlos, em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente. Atualmente gere a Horta Comunitária Indígena Dja Guata Porã no bairro do Estácio, local onde desenvolve cursos e cultivos visando a saúde da comunidade de seu entorno.
- Dauá Silva é da etnia Puri. “Contador e caçador de Histórias”. Natural do Rio de Janeiro, escritor, poeta e compositor, com formação em Comunicação, atuou nas rádios Bandeirantes/Guanabara, Manchete e outras. É técnico de Segurança do Trabalho, tem licenciatura em Educação do Campo e Ciências da Natureza na Universidade Federal de Viçosa (MG) e é pesquisador da história e da língua da etnia Puri, povo originário na região sudeste. Lançou o primeiro livro bilíngue Puri/Português "Tempo de Escuta - Alkeh Poteh e histórias infantis", além de outras publicações: "Conto por Conto - O Vagalume e a Estrela", poesias na Revista Legal e artigo "Nà thamati - Cultura Indígena do Sudeste" para Egal 2015 em Havana e TCC "Cultura indígena do Sudeste, memória e sua guarda - Os Puri e sua Identidade". Dinamizador cultural e membro do Movimento Indígena do Rio de Janeiro.
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade