Prato de quê? | Museu do Amanhã

terça-feira, 22 de outubro de 2019
Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA
ter - dom 10h-17h

Como alimentar de forma saudável, eficiente e sustentável a população global, que vem crescendo e ocupando cada vez mais os espaços urbanos? Em sintonia com a nossa exposição temporária Pratodomundo - Comida para 10 bilhões, o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado pelo Santander, traz a mostra Prato de quê? - Sistemas Circulares de Alimentação, em que apresenta alternativas de cultivo e produção de alimentos, a partir do dia 11 de setembro, quarta-feira, das 10h às 18h (com última entrada às 17h).

A mostra é resultado de duas residências artísticas do LAA que duraram cerca de oito meses e tiveram como foco o desenvolvimento de sistemas circulares de alimentação. Desenvolvido pelo designer industrial Elvert Durán Vivanco, um dos projetos que será exposto é um sistema aquapônico automatizado e circular, onde os dejetos de peixes nutrem plantas que depois filtram a água. Esse sistema também incluirá outros módulos com proteínas alternativas como insetos e algas. Já o engenheiro químico Thiago Palhares concebeu um sistema de impressão 3D de pastas supernutritivas e personalizáveis, com o apoio dos chefs e pesquisadores de alimentos Alexandre Trajman, Anete Ferreira, Fernanda Pereira e Marluce Carvalho.

Com uma abordagem transdisciplinar, ambos os projetos apontam para um futuro onde a humanidade poderá criar sua própria comida em locais, até então, subutilizados de cidades e casas.

A exposição está integrada a outras atividades do Museu do Amanhã sobre Alimentação, eixo temático de 2019, que resultou nas exposições temporárias Pratodomundo - Comida para 10 bilhões e Futuro Comestível, além de uma série de outras atividades como seminários e oficinas que vem acontecendo ao longo do ano. Acompanhe nossa programação para não ficar de fora!