Gênero, educação e mercado de trabalho | Museu do Amanhã

Semana das Mulheres | Gênero, educação e mercado de trabalho

Destaques
O Amanhã é aqui e o agora é das mulheres
Início: 
quinta, 08 de março de 2018
Término: 
quinta, 08 de março de 2018
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
qui 15h-17h
O que é possível fazer para que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho diminuam ainda no nosso século? Uma mudança nas próximas décadas é possível?
 
Para responder a essas e outras questões, convidamos todos a participarem do debate Gênero, educação e mercado de trabalho, no dia 8 de março, às 15h, no Auditório do Museu do Amanhã.
Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página
Mesmo com nível de escolaridade geralmente maior que dos homens, muitas e muitas brasileiras ainda têm menor acesso ao mercado de trabalho. Segundo a última edição do relatório Global Gender Gap, lançado pelo Fórum Econômico Mundial no ano passado, há 25% mais homens participando da força de trabalho brasileira do que mulheres.
 
Além do mais, em média, elas ganham menos por exercer o mesmo cargo que homens. Ainda de acordo com o Fórum Econômico Mundial, no ritmo em que o mundo está, vão ser precisos 170 anos para que a diferença salarial entre homens e mulheres seja equalizada.

Confira nossa lista de convidadas que irão compor a roda de conversa:
  • Bila Sorj. Professora titular do Departamento de Sociologia da UFRJ. Doutora em Sociologia pela Universidade de Manchester, co-coordenadora do Núcleo de Estudos da Sexualidade e Gênero - NESEG/IFCS. Especialista na relação entre gênero, trabalho, família e políticas públicas
     
  • Flávia Oliveira. Comentarista de Economia do Estúdio i, do canal GloboNews. Já passou pelo Jornal do Commercio, pelo jornal O Globo - onde foi repórter de Economia e assinou a coluna Negócios & Cia entre 2006 e 2014 - e pelo telejornal Bom Dia Rio, onde foi comentarista de Economia entre 2011 e 2013
     
  • Verônica Daflon (mediação). Doutora em Sociologia, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG, IFCS-UFRJ), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre a Desigualdade (NIED, IFCS-UFRJ) e do European Research Council Project (ERC). Co-criadora do projeto Mulheres no Jornalismo, contra o assédio em redações

    * Esta programação conta com interpretação em Libras
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.