VerCiência 2017 - Matemática | Museu do Amanhã

Sessão Especial VerCiência 2017 - Matemática

Observatório do Amanhã
Dragão feito de papel utilizando a técnica de origami
Início: 
domingo, 29 de outubro de 2017
Término: 
domingo, 29 de outubro de 2017
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
dom 14h-18h

Campo do saber essencial para as áreas científicas e engenharias, a Matemática também se manifesta na beleza da natureza e nas artes. As técnicas milenares de dobradura de papel que conhecemos como origami são um grande exemplo da fusão entre arte e matemática. E quem pensa que barquinhos e aviões de papel são brincadeira de criança se engana: as dobras geradas pelo origami inspiram cientistas e engenheiros a criarem robôs mais flexíveis e estruturas mais resistentes. 

Na tarde de domingo, 29 de outubro, às 14h, o Museu do Amanhã recebe, aqui no nosso auditório, a Sessão Especial da Mostra VerCiência 2017 (23ª Mostra Internacional de Ciência na TV), com apresentação do documentário "Origami: A Geometria da Vida", ganhador do prêmio "Homenagem Especial VerCiência 2017".  

O documentário, que já ganhou diversos prêmios internacionais, mostra que os mesmos princípios de dobraduras de papel da tradicional arte japonesa estão causando uma verdadeira revolução entre matemáticos, pesquisadores, engenheiros, inventores e artistas plásticos das mais diversas áreas, da medicina à indústria aeroespacial. As dobraduras estão muito mais presentes na natureza e nos seres vivos do que pensamos – inclusive no DNA e no nosso próprio corpo. 

Depois da exibição do filme, haverá a entrega do troféu "Homenagem Especial VerCiência 2017" ao seu diretor e roteirista, François-Xavier Vives. Depois, haverá uma conversa entre curador internacional da Mostra VerCiência, jornalista Sergio Brandão e o matemático e pesquisador da UFRJ, Prof. Graham Smith, estudioso dos origamis – que trocarão impressões com as pessoas presentes para a exibição. Ao final da sessão, quem quiser ainda poderá aprender a fazer um origami e levar para casa.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.