Palestra "A inovação do samba"
Patrimônio cultural e cartão de visitas do Brasil no exterior, o Samba é um dos gêneros musicais mais conhecidos do país. Por trás de sua criação há uma história de resistência de uma mulher, negra, muito à frente de seu tempo.
Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, foi fundamental para propagar este popular ritmo quando ele ainda era proibido no Rio de Janeiro, no início do século 20. Deu proteção e motivação aqueles que ajudaram a criar uma das principais manifestações culturais brasileiras, que tem se inovado desde sua primeira música, “Pelo Telefone”, registrada em 1916.
Inscreva-se gratuitamente no final desta página
Essa e outras histórias serão temas da palestra “A inovação do samba”, que acontece dia 17 de outubro, às 15h, no Observatório do Amanhã, com a presença de Gracy Mary Moreira, presidente da Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata e bisneta da mais famosa das tias baianas.
"Cada escola de samba, grande ou pequena, dentro ou fora do Brasil, reconhece a importância das ações de Tia Ciata para manter viva a chama dessa cultura que se chama Samba", afirma Gracy.
O evento é um desdobramento da Exposição Temporária Inovanças - Criações à Brasileira, em cartaz aqui no Museu do Amanhã desde abril.