Vivências do Tempo: Encontro Mi Mawai | Museu do Amanhã

quarta, 28 de agosto de 2019
Lounge
qua 15h-18h

O ano de 2019 é celebrado pela UNESCO como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. A primeira edição do programa Vivências do Tempo - Matriz Indígena do Museu do Amanhã traz o tema “Ecologia das línguas”, uma proposta, um posicionamento, um reconhecimento, muito a se perceber.

As culturas indígenas que encontramos no Brasil guardam uma gama de conhecimento e de entendimento do universo que transcende mas não afasta a cultura urbana das grandes cidades. O som é um dos meios de transmissão de conhecimento e de sensações que mais utilizamos, seja pela voz ou pela música. O quê nasceu primeiro? O canto ou a língua falada? Em um tempo remoto a fala pragmática foi ampliada para transmitir o sensível sem descrevê-lo, ou será que os cantos de sedução se ampliaram para se manifestarem na fala objetiva? O fato é que há culturas em que a fala se manifesta de forma mais melodiosa e cadenciada, até mesmo sincopada, do que em outras.

Sendo assim, o primeiro dos dois eventos será no dia 28 de agosto, às 15hEncontro Mi Mawai promove a convergência entre as sonoridades da música urbana contemporânea e a música indígena Huni Kuin do músico Txaná Ikakuru. O encontro será complementado com um bate-papo com os músicos e outros convidados sobre os caminhos entre as línguas e as linguagens, incluindo a música. O Encontro Mi Mawai é parte de um projeto que pretende facilitar o diálogo dos artista músicos Huni Kuin com os músicos da cena contemporânea que cada vez mais têm se interessado por sua cultura e musicalidade.

A edição do Encontro Mi Mawai, em parceria com o Museu do Amanhã, trará os músicos Txaná Ikakuru e Batani Huni Kuin, Bruno Di Lullo e Rafael Rocha.

15h - Apresentação musical

16h- Roda de Conversa com o curador do Museu do Amanhã Luiz Alberto Oliveira; o artista plástico carioca Ernesto Neto; Anapuaka Tupinambá coordenador institucional da Rádio Yandê, a primeira web rádio indígena do país; Djuena Tikuna e Idjahure, mestrando em Antropologia Social no Museu Nacional, correspondente da Rádio Yandê e coeditor da antologia de pensadores indígenas Tembetá (Revistas de Cultura).