Horta do Amanhã | Museu do Amanhã

Horta do Amanhã | Das várzeas para o mundo

Educativo
Início: 
sábado, 29 de janeiro de 2022
Término: 
sábado, 29 de janeiro de 2022

 

ATENÇÃO: Devido à alta de casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, esta atividade foi adiada. Uma nova data para sua realização será informada em breve.

Em sintonia com a nossa nova exposição Fruturos - Tempos Amazônicos, o Programa de Educação do Museu do Amanhã propõe uma atividade na Horta do Amanhã a partir do conhecimento da samaúma, árvore rainha da Amazônia que guarda e distribui água para outras espécies pela capacidade de retirar o líquido das profundezas do solo.

Entendendo a Amazônia como um sistema florestal global e milenar que se relaciona com todos os outros biomas, as árvores de grande porte têm um papel essencial na manutenção desse bioma – como a samaúma. A partir dela pretende-se discutir com os visitantes a importância que a biodiversidade local apresenta para a manutenção e regulação do clima em nosso planeta por meio de seus processos naturais.

 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.