Entre Museus | Museu do Amanhã

Entre Museus

Grupo de realizadores do projeto Entre Museu, educadores do Museu do Amanhã e crianças e jovens participantes do projeto posicionados para foto no átrio do Museu do Amanhã com o logo do Museu atrás do grupo
Grupo de crianças do projeto Entre Museu prestando atenção no que o nosso educador está falando sobre a área Terra da nossa Exposição Principal
Grupo de jovens participantes do projeto Entre Museus em visita ao Museu da República
Grupo de jovens participantes do projeto Entre Museus envolvidos na atividade oferecida no Museu Casa do Pontal

O Museu do Amanhã, com o patrocínio da ENGIE, apresenta o Entre Museus, um projeto de mobilização social e cultural. Ele se desdobra em uma série de ações desenhadas especialmente para alunos e professores de escolas e organizações sociais da região portuária do Rio, os nossos vizinhos. 

Um dos nossos desafios é oferecer um acesso mais democrático aos residentes da nossa vizinhança, especialmente as crianças e os jovens da região portuária, contribuindo para a expansão de seus conhecimentos e potencialidades. Nosso principal objetivo é capacitar e incluir a população local na fruição cultural, incentivando-os a entrar nos mundos da ciência, das artes e da cultura e, assim, construir e expandir caminhos para a cidadania plena. E também, acompanhar e participar do desenvolvimento social da região, convidando o morador a ser o protagonista dessas ações e a se reconhecer como agente transformador de sua comunidade.

O projeto contempla uma programação de visitas mediadas ao Museu do Amanhã, em conjunto com mais de 20 Museus da cidade e seu entorno. Além das visitações, o projeto realiza atividades complementares com o objetivo de fortalecer os laços entre as escolas, os Museus e os espaços de cultura locais, e mais do que tudo, apresenta a cidade e sua história a partir de cada trajeto. 

Essas atividades se dão a partir da organização de encontros entre educadores de Museus, onde trocam ideias e constroem os conteúdos das visitações; a facilitação do acesso dos conteúdos dos Museus para as escolas, com visitas periódicas e trocas de informação; a construção coletiva de um grande seminário em parceria com a municipalidade, através da Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e Museus parceiros, apresentando os Museus como potentes ferramentas de educação, voltado para professores e pessoas envolvidas com educação. E também, a realização de uma grande feira de Museus e escolas, apresentando ao grande público a troca de experiências ao longo de todo o processo.

Confira os diários de bordo das últimas visitas do projeto:

2018

2017

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.